quinta-feira, 5 de maio de 2011

IMORTAL

Texto que compara a ave mitológica Fênix com uma mulher.

imagem:rosesadalla-eupordentro.com
 
Existem mulheres que muito mais fortes que as outras ressurgem como a mitológica ave chamada Fênix das cinzas.
A fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Fico imaginando essa cena toda vez que leio algo sobre essa ave, lembro-me que via algo no filme de Harry Pother e me encantou. Outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar grandes animais, como o elefante. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
Nas imagens que vi a Fênix teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fênix vivia exatamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fênix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade do renascimento espiritual. E qual mulher não deseja renascer como essa ave depois do fim de um relacionamento conturbado e cheio de mágoas e dor. Eu mesma já tive que renascer algumas vezes.
Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C, afirmou que a fênix vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97.200 anos. Não consegui chegar a um cálculo real em relação ao tempo que uma mulher demora a sair de um caso complicado e começar a renascer. Escolhi essa ave para nos representar porque geralmente quando uma mulher renasce, ressurge muito mais linda, com a auto-estima lá em cima e com um desejo incontrolável de viver.
Atualmente os estudiosos crêem que a lenda surgiu no Oriente. Tal como todos os grandes mitos gregos, desperta consonâncias no mais íntimo do homem. Na arte cristã, a fênix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo. E nós mulheres, somos sim seres abençoados por este grande homem que nos da força suficiente para seguirmos vivendo de forma alegre, correta e amorosa depois do fim. Carregando-nos no colo por muitas vezes.
Quando vi o vídeo da Lara Fabian- “Immortelle” no you tube logo pensei nessa ave cheia de mistério e em nós mulheres. A possibilidade de sempre estarmos prontas para novos desafios, novos amores, novos sonhos, enfim possibilidades infinitas de sermos realmente felizes e porque não nos tornar imortal nesse tempo em que vivemos e conseguir ser realmente felizes.
Sara Mel

Descrição do vídeo:  Esse é o vídeo da Lara Fabian “Immortelle” em francês, muito lindo. Estou torcendo para que gostem. Beijuss da Sara. A tradução não fui eu que fiz peguei do “Vagalume”.
Immortelle (tradução) Lara Fabian
Se perdida no céu
Me restasse apenas uma asa
Essa asa seria você
Se soterrada em minhas ruínas
Com apenas um filete de luz
Esse filete seria você
Se esquecida pelos deuses
Eu corresse por uma ilha
Essa ilha seria você
E se mesmo inútil,
Restasse um limite frágil,
Eu o atravessaria...
Imortal, imortal
Eu sinto ser aquela
que sobreviverá a todo esse mal
Eu morro por sua causa
Imortal, imortal
Eu me desprendi no fim do céu
Ele não abrigava mais a eternidade
Eu morro por sua causa
Se as palavras são marcas
Eu marcarei minha pele
com aquelas que não são ditas
E porque nada te apaga,
Eu guardarei este mal
se é apenas ele que resta...
Estará tudo bem ao dizer pra mim
que nada valeu a pena...
Todo este "nada" é meu!
Para que pode me servir
encontrar o destino
se ele não me leva a você?
Imortal, imortal
Eu sinto ser aquela
que sobreviverá a todo esse mal
Eu morro por sua causa
Imortal, imortal
Eu me desprendi no fim do céu
Ele não abrigava mais a eternidade
Eu morro por sua causa
Eu morro por sua causa...
Imortal... Imortal...
Imortal...



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário